domingo, 7 de agosto de 2011

A PAZ COMEÇA EM CASA Parte I

                 
                                                                                                          


 Hoje não tratarei de política e nem das mazelas enfadonhas que a cometem diariamente nossa sociedade. Quero convidá-lo amigo leitor, a fazer uma reflexão sobre o nosso convívio em família. Reflexão em que buscamos justificar erros de nossos antepassados e quem sabe os  nossos, em vivências pretéritas, quando fomos protagonistas ou coadjuvantes do assassinato de quem ensinava e deu exemplos de que todos nós, independente de raça, credo ou posição social, somos filho do mesmo Pai.             

 Ao longo dos dois milênios, estudiosos do comportamento humano têm se preocupados, quanto ao advento da crescente onda da violência no mundo. Buscam  infrutiferamente justificar tais atitudes, como fator desagregador, a má distribuição de rendas, falta de empregos, escola etc. Procuram em qualquer oportunidade apresentar o discurso da coerência. Mas esquecem que a lógica é diferente da prática e se quisermos um mundo melhor com paz e harmonia, devemos volta aos primórdios dias de nossa era cristã, e buscar nos ensinamento de Jesus, respostas que hoje nos faltam.   

São pessoas como você, que lê esta crônica, ou como eu, que a escrevi, que tem a obrigação de implantar a consciência critica de valorização à vida. É em nosso próprio lar que tudo acontece. “O lar é a escola primeira”- com este pensamento, André Luiz (mentor espiritual ) nos chama à uma reflexão sobre nosso procedimento espiritual em relação a família.

"O ambiente em que vivemos é projeção da nossa mente.”- Chico Xavier. Então como está sua mente em relação a sua própria vida, a família, aos seus irmãos, aos seus pais? Como anda a sua vida? Ela está do jeito que você queria? A situação em sua casa está do jeito que você sempre quis? Tudo em perfeita ordem? No mundo Espiritual existe uma ordem e a Verdadeira Paz começa quando essa ordem é seguida.
             
A infelicidade surge em nossa vida quando deixamos de seguir essa ordem. Essa ordem existente no mundo da espiritualidade é semelhante à ordem existente num lar, onde cada membro está no seu devido lugar, desempenhando perfeitamente a própria função: o pai como pai, a mãe como mãe, o filho como filho, o marido como marido, a esposa como esposa e assim por diante...

A infelicidade no lar surge quando nós quebramos a seqüência dessa ordem e começamos a defender cada um por si, apenas o próprio interesse, sem nos importarmos com os outros. É cada um querendo fazer prevalecer a sua autoridade, seus desejos, suas vontades, o seu ego (sua individualidade).

O filho querendo assumir o lugar do pai, o pai querendo fazer prevalecer sua autoridade e assim vai. “Somos livres para seguirmos nosso caminho”. Cristo nos ensinou; “Conheceis a Verdade e a Verdade vos tornará livre”. Qual é a verdade? O homem é Filho de Deus.


Qual é a liberdade?

A verdadeira liberdade consiste em termos a plena consciência de que somos Filho de Deus, que tudo podemos, tudo sim. Desde que estejamos agindo de acordo com a Sua vontade. E qual é a vontade de Deus? Que sejamos felizes, respeitando, amando, aprendendo a ser tolerante consigo e com o próximo!
         



Nenhum comentário:

-