Poronga


                 É um instrumento feito de alumínio, composto de um aro em forma de círculo a ser fixado horizontalmente na cabeça do seringueiro. No inicio do ciclo da borracha no Amazonas, as porongas eram feitas com latinhas de leite em pedaço de madeira leve, aberta na lateral, dispondo  de um reservatório( lamparina) para o combustível (querosene) e um pavio.
Na parte interna, colocava-se um pedaço de alumínio ou zinco, formando uma espécie de espelho que projetava a luz para frente. Até hoje, na versão moderna, O seringueiro usa para iluminar as estradas quando sai para trabalhar de madrugada.  
             Nossa Poronga se propõe com textos simples  a iluminação espiritual sem sectarismo religioso,  mas,  buscando através de mensagens em  orações, o eu  verdadeiro, que transcende a matéria e eleva a alma. 

A oração é o momento privilegiado do nosso encontro pessoal com Deus. Por meio da oração a nossa vida interior é renovada e fortalecida. "Se verdadeiramente desejais seguir a Cristo, se quereis que vosso amor a Ele cresça e dure, deveis ser assíduos à oração. Ela é a chave da vitalidade do vosso viver em Cristo. Sem a oração vossa fé e vosso amor morrerão".
 João Paulo II.








2 comentários:

Tamy Kishimoto disse...

このイニシアティブの抱擁のように非常に良いブログ!

Steven Harryson disse...

it's a beautiful site, this site focuses on the importance of the Amazon in the world today Nicácio Congratulations!

-