quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Paixão é ser Garantido - 31/08/2011


                                                                                                            
Um conceito simplório de democracia seria a vontade popular. Na realidade a democracia exige muito mais do que mero discursos, a democracia exige a prática. Ontem, a nação do Garantido demonstrou como se pratica a democracia plena. Tanto em Manaus como em Parintins, os sócios foram às urnas para escolher pela permanência ou pela mudança.

O que assistimos foi uma aula prática de socialismo democrático que teve como fundamento a garantia da liberdade dos associados e a visão de igualdade de direitos de votar para todos. A moralização do quadro social do Garantido e a força do exemplo dos associados, sempre  deverão ser a pedra basilar que deve nortear os interesses sociais da agremiação. Parabéns e sucessos ao eleito. Administre nosso Boi, fazendo valer o direito social, não tão somente para os que em ti votaram, mas, para todos os garantinenses.

Estando ausente deste evento, julgo ser oportuno fazer uma incursão sobre a liberdade de escolha, em que os valores morais e éticos devam permanecer. No caso do Garantido, o coração sempre falou mais alto, principalmente quando se fala de torcida.
A galera do Garantido é única. O garantinense é facilmente reconhecido onde quer que vá, seja no trabalho, em casa, no clube, nas peladas de fim de semana, na escola, em qualquer meio social. Ele tem o orgulho de ser vermelho e branco e não esconde isso de ninguém. Fidelidade e amor são expressões de ser Garantido. A paixão pelo encarnado nunca será compreendida, nem mesmo pelos adversários, que nos rotulam torcedores da  classe baixa. Puro despeito de contrário.

A criatividade também sempre foi um ponto forte do vermelho e branco. Como esquecer que as primeiras toadas, em Parintins, foram levantadas na baixa do São José. Com a audácia de um grande conquistador, Lindolfo Monteverde que montou um verdadeiro esquadrão e conquistou o “povão” amazonense. A Família Faria foi a principal colaboradora nos primeiros momentos do Garantido nos anos 70.

Não podemos esquecer que paixão maior é da torcida feminina. Destacam-se, desde os primórdios do Garantido.  As beldades que desfilam hoje em dia na baixada são as herdeiras das belas damas que desfilavam desde meados dos anos 60. O garantinense é, antes de tudo, um apaixonado.
A nação do Garantido também sabe reconhecer seus ídolos e seus esforços, sendo capaz de aplaudir até mesmo nas derrotas. Essa galera é guerreira, que invade Parintins todos os anos e comemora a plenos pulmões o Festival Folclore, incentivando o Boi do coração. O torcedor vermelho é um ser ímpar, pois o Garantido é único!

Fica o exemplo de um socialismo democrático. Reconheço, por outro lado, existirem atualmente muitos cidadãos que perderam a noção de grandes valores morais e da ética, solidariedade e comportamento digno na sociedade brasileira, sublinhando que a perda de valores não elimina apenas a solidariedade, como também de forma as pessoas. 

Parabéns, Garantido! A minha, a nossa paixão!

*Escritor-nicaciodasilva@gmail.com




Nenhum comentário:

-